sábado, 28 de maio de 2011

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA



Trabalho de Português
Entrevista feita em dia 25/06/2011, realizada com uma mãe que teve seu primeiro filho com 16 anos. Nessa, preservaremos a real identidade da entrevistada, e usaremos o pseudônimo de Ana. 
 
01. Ana, com quantos anos foi a gravidez ? 
Eu engravidei aos 16 anos, mas não concebi, pois fiquei com o bebê até aos quatro meses e meio, e tive um aborto. Depois eu engravidei novamente aos 18 anos. Quando o bebê nasceu, eu estava com sete meses de gestação.

02. Como você se sentiu quando descobriu sobre a gravidez?
No primeiro caso fiquei muito nervosa, com medo. No segundo, fiquei com medo, pois não era a primeira vez que isso estava acontecendo. Fiquei muito preocupada com a reação dos meus pais, principalmente da minha mãe. Discussões...
 
03. Quando foi a sua reação, abortar ou criar?
O primeiro pensamento é sempre: “não quero, sou muito nova, irei abortar!” . Mas s passado pelo o 1° caso, que tive um aborto que eu se sofri muito. A gente começa a amar o ser que está se desenvolvendo dentro de você, apesar das incertezas que passam por sua mente. 
 
04. Qual foi a reação dos seus pais?
Meu pai ficou uma “fera” e disse que eu em casa não iria ficar. Minha mãe apesar de triste decepcionada me ajudou e me consolou muito. 
 
05. Você pensava muito em quê ?
Primeiro,  pensava se meu namorado (hoje meu marido) iria assumir
ou sumir! Segundo, como eu iria fazer para cuidar de uma pessoa se eu não sabia nem cuidar de mim? Terceiro, como iríamos nos sustentar e por fim, onde eu iria morar?

06. Ana, isso afetou no seu dia a dia?
Sim, na época eu estudava, fazia o 2° ano de formação de professor. Tive que parar meus estudos onde eu retomei um ano depois. Passei a ser dona de casa e não só filha, me encontrei numa situação de lavar, passar cozinhar e ainda cuidar do bebê. Coisa que quando eu sozinha fazia “de vez em quando”. 
 
07. Quem mais te ajudou nesse momento?
Minha adorada mãe e minha irmã. 
 
08. Você voltaria atrás?
Não é questão de me arrepender em ter tido meu filho, pois ele é uma benção, mas se eu pudesse esperar mais um pouco e ter uma vida mais tranquila, estaria mais madura e não passaria por tantas dificuldades que passei como passei. 
 
09. Você se amadureceu com isso tudo?
Amadureci muito, pois eu brinquei de boneca até os meus 16 anos, quando comecei a conhecer a vida, tive que “estacionar”. Como já falei, tive que crescer, virar uma mulher e não mais uma garotinha irresponsável , porque agora tinha uma vida que dependia de mim. Independente se o pai dela ficasse ou não comigo, a responsabilidade era minha, pois eu o gerei, eu o trouxe ao mundo, ele iria depender exclusivamente de mim. 
 
10. Ana, o que você tem a dizer para as jovens de hoje que estão grávidas ?
Tudo na vida tem seu tempo, não é a toa que tem as fases, infância, pré adolescência, adolescência, adulta, onde você é capaz de cumprir, responder e arcar com seus atos. Não que você não seja capaz, na verdade você já está pronta, pois você não pulou fases, você amadureceu em cada etapa, se conheceu , absorveu as coisas boas e ruins, já se estabilizou e então está preparada para cuidar de outra vida.

12 comentários:

  1. Meus parabéns!

    O trabalho de vocês estava ótimo!! Só não posso dar a nota máxima por causa dos errinhos de ortografia e pontuação (que anoitei em vermelho). Além disso, a palavra "adolescência", do título, estava escrita de forma incorreta.

    Nota do grupo: 1,9

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista, achei as respostas bem interessantes
    Parabéns ao grupo *-*

    ResponderExcluir
  3. - Parabens pelo grupo que fez a entrevista, que hoje isso é uma coisa importante e deve ser comentada sim. Muitas pessoas hoje em dia acham isso uma coisa comum, mais na verdade muitas pessoas nao gostam de tocar no assunto , mais e preciso ! As meninas tem que tomar consciencia de que gravidez tem hora ! Bianca , turma :1003

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da entrevista.Esse tema sobre a gravidez é muito interessante, principalmente para os adolescentes de hoje em dia.

    ResponderExcluir
  5. -Parabens pelo excelente trabalho em grupo,
    achei muito importante o assunto e as perguntas bem ilaboradas.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante!A entrevista de vocês estava legal.Ela foi bem feita e editada.Achei que as perguntas foram bem elaboradas.Só não entendi algumas palavras escritas em vermelho,mas ficou ótimo.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Amei a entrevista ,porque esse tema relata as adolescêntes que um pequeno descuido pode gerar um outro ser.

    ResponderExcluir
  8. Essa reportagem ficou muito legal.Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. gostei muito dessa reportagem
    ficou muito boa
    parabéns

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei da entrevista porque fala muito sobre a realidade dos adolescente de hoje em dia.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns ao grupo.
    :)
    Uma entrevista muito boa, e bem elaborada!
    Existem muitos casos realmente de gravdez na adolescencia , e como aconteceu com essa entrevistada, muitos outros adolescentes estam passando por sufoco em casa, o apoio dos pais nesse momento tão delicado é imprecindivel.
    E adolescentes Juízo, curtir é bom, mas responsabilidade é escencial para que não aconteça uma "conseguência" idesejada.
    Boa sorte a entrevistada.
    E pessoihas especiais,visitem meu Blog, o Blog da Fany
    http://fanyvianna.blogspot.com/

    Beijos Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Eu do os parabéns ao grupo.
    Eun gostei muito desse trabalho eles estão de parabéns,eles falam muito sobre a realidade de hoje em dia.

    ResponderExcluir